As

38 essências + Rescue

Dr. Bach queria que o seu sistema fosse algo simples, fácil, acessível e que pudesse ser utilizado de forma autônoma por cada ser. Acostumado com os métodos tradicionais da medicina, Dr. Bach queria que essa nova forma de cuidar chegasse sem DOR para cada ser, pois entendia que estes já estavam em sofrimento. Para que mais? Sem contra indicações, esse sistema pode ser utilizado por quem tenha interesse.

De todo jeito, vale ressaltar que há diferença quando pensamos em usar os florais com o acompanhamento de um profissional especializado e quando optamos por usá-los por conta própria, sem suportes. Seja responsável pelo seu cuidado, tem dúvidas, busque ajuda!

 


Os florais por Carol:

Agrimony você vai ver, no meio do povo sempre a te envolver, mas na verdade pode ter uma emoção a esconder.
Centaury vai se doar, limites não vai ter, para cuidar do outro, sempre vai ter um ritmo a obedecer.
Cerato vai aparecer cheio de insegurança para enfim uma dúvida você poder ajuda-lo a esclarecer.
Chicory nem preciso dizer, possessividade e controle, mas ajuda você vai ter, mas fique esperto, pois algo em troca ele vai querer.
Clematis posso dizer, está viajando no sonho que quer ver acontecer.
Gentian quem diria, carrega em si um sofrer, mas na verdade ele precisa é do “ver pra crer” pra se fortalecer.
Impatiens ouvi dizer, pressa, agitação e agilidade fazem parte do seu viver.
Mimulus você vai ver se tremer por timidez ou por um medo concreto que o faz enlouquecer.
Rock Rose vai se arrepiar com o medo e terror que possa ter. E nessas horas é difícil se conter com o pavor que pode permanecer.
Scleranthus vai aparecer cheio de incertezas e dúvidas do que pode fazer ou deixar acontecer.
Vervain nem preciso dizer que num movimento engajado ele vai querer te envolver.
Water Violet posso dizer com seu distanciamento e orgulho pode esconder um sofrer.
Gorse quem diria, no estado de dor perde a sua harmonia, apatia e agonia, nem tentar de novo ele imagina.
Heather ouvi dizer, autocentrado e hipocondríaco, buscam consolo em qualquer um para se sentir pertencer.
Olive você vai ver, pela rotina corrida, exaustão e fadiga vão aparecer.
Oak vai se envolver no trabalho que precisa fazer, sua fragilidade vai esconder e seu limite não perceber.
Vine vai aparecer dominante e inflexível, abusando do poder. E se você não ouvi-lo nem queira ver o que pode acontecer.
Wild oat nem preciso dizer, mil talentos e interesses podem deixar de viver, por estar sem direção ou por enjoar com facilidade do seu fazer.
Aspen posso dizer, medos desconhecidos podem aparecer, incluindo terror noturno e o medo do que está prestes a acontecer.
Beech quem diria, intolerância e sarcasmo, mal humor e zero empatia.
Chestnut bud ouvi dizer, dificuldade de aprendizado pode ter, repetindo os mesmos erros e na autossabotagem se perder.
Cherry Plum você vai ver, num movimento impulsivo se envolver, com medo de perder o controle e um ato ruim contra si ou contra o outro deixar acontecer.
Crab Apple vai querer se limpar e purificar da sujeira que possa reconhecer em seu ser. Problemas com autoestima ele pode ter.
Elm vai aparecer com muitas responsabilidades e sobrecarga para cumprir no seu viver. Autoconfiança baixa e questionamentos de seu papel e função podem se desconectar do seu ser.
Holly nem preciso dizer, num ato impulsivo, raiva, ódio, ciúme e inveja podem dominar e dificultar o seu viver.
Honeysuckle posso dizer, esse é apegado a momentos, pessoas e coisas que encontrou em seu desenvolver, preso ao passado ele pode permanecer.
Hornbeam quem diria, sofrer por antecipação e procrastinação tiram a sua alegria. Mas quando começam alguma atividade seguem em grande harmonia.
Larch ouvi dizer, complexo de inferioridade pode acontecer, por medo de falhar perde oportunidades por não acreditar no potencial que se pode ter.
Mustard você vai ver, oscilação de humor acontecer. Melancolia e tristeza sem causa aparente podem fazer parte do seu viver.
Pine vai se maltratar com culpa e remorso vai nutrir o seu viver. Falta de merecimento e perfeccionismo podem se distanciar da real essência do seu ser.
Red Chestnut vai aparecer, levando consigo a preocupação com outro ser. Medo e excesso de cuidado podem estremecer o seu verdadeiro viver.
Star of Bethlehem nem preciso dizer, lutos, traumas e perdas podem impactar e o fazer sofrer. Questões não digeridas podem permanecer.
Sweet Chestnut posso dizer, desânimo, angústia extrema, vazio no peito e solidão estão presentes no seu ser. O fim da linha é a solução que ele consegue perceber.
Walnut quem diria, a dificuldade de romper barreiras e quebrar conexões podem atrapalhar o seu dia.
White Chestnut ouvi dizer, pensamentos repetitivos podem aparecer, preocupações em excesso podem prejudicar o seu viver.
Wild Rose você vai ver, apatia e comodismo podem grudar em você, te distanciando da alegria que vai te fortalecer.
Willow vai se lamentar, o remorso permanecer, o excesso de reclamação vai potencializar o seu sofrer.
Os Florais de Bach vão aparecer, para num ato de coragem, sua reconexão você fazer. Se desprender desses estados que dificultam o seu viver”
.

 


No sistema floral do Dr. Bach, temos 38 essências florais das quais podemos fazer uso que foram dividias em 3 grandes grupos (12 curadores, 7 auxiliares e 19 complementares).

Aqui trago uma breve descrição relacionando cada flor com os estados emocionais que podemos nos encontrar e cuidar quando usamos cada uma delas!

 


12 CURADORES:

AGRIMONY – alegres, sociáveis, mas que vivem em estado de tortura mental, excesso de preocupações, ansiedade, inquietação, que não conseguem falar de suas dores e aflições para os outros, guardam tudo para si.

CENTAURY – tímidas, submissas, sensíveis à reprovação, que possuem dificuldade em dizer não e impor limites, com necessidade de reconhecimento e validação.

CERATO – volúveis, argumentativas, que desconfiam de si e de suas habilidades, que tem dúvidas e incertezas, necessitando de ajudas externas, buscam confirmações fora de si para se sentirem seguros.

CHICORY – egoístas, críticas, vingativas, dominadoras, controladoras/mandonas, chantagistas, ciumentas, possessivas com o outro. Pessoas que são carinhosas/cuidadosas, mas manipulam para ter as pessoas ao lado dela, gostam de ser o centro das atenções.

CLEMATIS – sonhadoras, ficam imaginando/criando e se preocupando com o futuro, tem dificuldade em realizar os seus planos (materializar) e muitas vezes são/estão indiferentes ao momento presente, distraídos (o seu corpo está presente, mas sua cabeça está em outro lugar), com dificuldade em memória, foco, atenção.

GENTIAN – em estado de tristeza por causa conhecida, melancolia, que se frustram e desanimam quando algo dá errado, pensamentos enfraquecidos, pessoa muito racional, pessimista, negativa, presa aos próprios pensamentos.

IMPATIENS – em estado de impaciência, que se irritam com facilidade, nervosismo, reativos, ansiosos, agitados, ritmo acelerado = fazedoras que gostam de estar em ação e em movimento. Tendem a ter dificuldade em aceitar o tempo das pessoas/coisas, se frustram com essas diferenças.

MIMULUS – ansiedade por conta de medos concretos e conhecidos: medo de exposição, de animais, de avião, inseguranças devido a nervosismo, timidez/vergonha…

ROCK ROSE – momentos de medo excessivo/exacerbado, pavor, pânico, choque emocional, pesadelos e luto. Para qualquer episódio que deixe a pessoa em estado de alerta, sensação de ameaça, podendo paralisar quando se depara com uma situação de risco.

SCLERANTHUS – indecisões e dúvidas, mas não pedem opinião de outras pessoas. Falta de concentração, oscilações de humor, falta de clareza e posicionamento.

VERVAIN – opiniões fortes e inflexíveis, tensão, excesso de entusiasmo, estresse mental.

WATER VIOLET – auto suficientes, autoconfiantes, orgulhosas, que mantém distanciamento, demonstram falta de interesse, indiferença e envolvimento emocional com os demais.

 


7 AUXILIARES:

GORSE – desistem fácil diante de um desafio/obstáculo, que se entregam ao fracasso por dificuldade de lidar com o problema; pessoas pessimistas, sem esperança, que não acreditam que possam melhorar.

HEATHER – autocentradas, obcecadas consigo próprias, hipocondríacas, egoístas, que não gostam da solidão, que monopolizam a conversa, gostam de ser o centro das atenções, falam de forma rápida, tocam enquanto falam, não tem empatia pelos demais.

OLIVE – cansaço físico, mental e espiritual, rotinas cheias, quando não conseguimos descansar/relaxar, falta de vitalidade, fadiga, não tem vontade de fazer atividades que antes despertavam alegria/prazer.

OAK – em estado de desânimo, desespero, mas em constante esforço; que trabalham muito e que não respeitam os seus próprios limites.

ROCK WATER – perfeccionistas, que não mostram as suas vulnerabilidades, inflexíveis, disciplinadas, com opiniões fortes, autocríticas, exigentes consigo mesmo.

VINE – autoritárias, mandonas, que tem dificuldade em aceitar a opinião contrária, inflexíveis, dominadoras, exigentes, ambiciosas e críticas com os outros.

WILD OAT – em estado de incerteza, desânimo, insatisfação, insegurança, dificuldade para encontrar o seu caminho e, por isso, acabam enjoando com facilidade das coisas no meio de tantos interesses e possibilidades.

 


19 COMPLEMENTARES:

ASPEN – ansiedade, sonambulismo, pesadelos, fobias, síndrome do pânico, apreensão, que sofrem por antecipação, que têm medos sem causas aparentes (não conhecem a causa deles).

BEECH – em estado de irritabilidade, intolerância, arrogância. Podendo ter episódios de sarcasmo, sensação de ser superiores as outras, esnobes, prepotentes, mente fechada, que possuem humor negro, mal humor, falta de empatia e julgam os demais e seus objetivos.

CHESTNUT BUD – repetem os mesmos padrões e comportamentos, ciclos viciosos, repetem os mesmos erros e têm dificuldade de aprendizado, falta de atenção, comportamento de autossabotagem.

CHERRY PLUM – medo de perder o controle, nervos à flor da pele, impulsividade, nervosismo exacerbado.

CRAB APPLE – ansiosas, detalhistas, perfeccionistas, desanimadas, autoimagem prejudicada, vergonha de seu corpo; para excesso de pensamentos que insistem em permanecer na mente.

ELM – ansiosas, com sobrecarga física e emocional por conta de muitas responsabilidades; para desânimo e baixa autoconfiança (diminuição de amor próprio).

HOLLY – em estado de ciúmes, desconfiança, agressividade, possessividade, inveja, insegurança, vingança, para quando o sentimento é de ódio, raiva, ira, mau humor, suspeita de que alguém vai fazer algo contra si, medo de ser traída.

HONEYSUCKLE – nostalgia, saudade, apego ao passado (pessoas/momentos); pessoas acumuladoras (coisas/bens), com dificuldade em viver o presente, pois nutrem vivo dentro de si o passado (vivem na lembrança).

HORNBEAM – em estado de preguiça, procrastinação, baixa vitalidade, falha em determinação/força, cansaço mental, que sofrem por antecipação, só de pensar em tudo que precisam fazer/resolver.

LARCH – falta de confiança e antecipação do fracasso, evitam arriscar por medo de falhar, falta de motivação, falta de coragem; pessoa com complexo de inferioridade, desânimo, sensação de não ser bom o suficiente, se comparam de forma excessiva com o outro, possuem autoestima baixa e sensação de impotência.

MUSTARD – tristeza, desespero, melancolia que vem do nada, sem causa aparente e que acabam drenando a energia do indivíduo.

PINE – em estado de culpa, críticas consigo mesmas, com remorsos, comportamento de auto sabotagem, falta de merecimento, perfeccionismo, sensação de estar atrapalhando, baixa autoestima e sentimento de inferioridade.

RED CHESTNUT – ansiedade, medos e preocupação pelos outros, excesso de empatia, relação simbiótica, energia maternal, de proteção e cuidado.

STAR OF BETHLEHEM – traumas, decepções (incluindo amorosas), separações, traições, perdas, lutos, abuso, acidentes, choques emocionais, físicos e mentais. Indicado para aqueles momentos em que alguma coisa não foi completamente digerida pelo indivíduo.

SWEET CHESTNUT – angústia extrema, desespero, desesperança, aperto no peito, insônia, e falta de força.

WALNUT – sensibilidade a ideias e influências externas, dificuldade de quebrar conexões e abandonar crenças limitantes. Para fases de mudança: mudanças no corpo, mudança de casa, de trabalho, dificuldade para se adaptar.

WHITE CHESTNUT – excesso de pensamentos e preocupações, diálogos mentais, pensamentos repetitivos, viciosos e acelerados. Podendo gerar ansiedade, insônia, falta de concentração, memória, esquecimentos, cansaço, dor de cabeça…

WILD ROSE – diminuição de energia física, desânimo, pensamentos enfraquecidos, falta de libido, falta de motivação e ambição, diminuição de vontade em realizar atividades de interesse, comodismo.

WILLOW – estados de ressentimento, pessimismo, mágoas, amargura, mal humor e lamentações/reclamações.

 


RESCUE

Essências florais conhecidas, reconhecidas e trabalhadas. Descoberto os métodos de preparo das mesmas e seus grandes impactos em nossas vidas.

Dr. Bach criou um único composto durante esse período de estudos e prática com os Florais de Bach – o RESCUE REMEDY (“Remédio para todas as situações”). Este inclui 5 das 38 essências florais (Clematis, Cherry Plum, Impatiens, Rock Rose e Star Of Bethlehem). Ele acreditava que essas 5 essências quando combinadas, poderiam ser apropriadas para qualquer momento de emergência.

O Rescue vai auxiliar no fortalecimento do seu corpo emocional, mental, físico e espiritual. Despertando paz em seu coração, dando alívio na tensão, apreensão e ansiedade; acalmando a mente, trazendo segurança, controle, centramento, maior equilíbrio para enfrentar os desafios do momento presente.